Não dá para negar que os podcasts cresceram muito em popularidade nos últimos meses. Uma prova disso é que o Brasil é o terceiro país que mais ouve podcasts no mundo, e os brasileiros ouvem, em média, uma hora por dia desse tipo de conteúdo.
Se você está pensando em embarcar nessa tendência e criar seu próprio podcast para compartilhar suas opiniões com o mundo, já deve ter se perguntado como providenciar um estúdio para gravar podcast.
Para te ajudar nesse desafio, a Trilho Suisso separou algumas dicas para que você consiga montar seu estúdio de podcast em casa mesmo! Vamos lá:
Escolha um local silencioso para seu estúdio
A primeira coisa que você precisa fazer para montar seu estúdio para gravação de podcast é escolher um cantinho da sua casa para criar esse espaço.
O ideal é que você escolha o cômodo mais silencioso da casa. Geralmente, cômodos com janelas viradas para a rua são mais barulhentos, então uma boa opção é escolher um espaço em que a janela seja virada para o seu próprio quintal. Dessa forma, você diminui a incidência de ruídos externos durante a sua gravação de podcast.
Equipamentos necessários para gravar podcast
Para montar o seu próprio estúdio para gravar podcast em casa, é importante saber quais equipamentos são necessários para ter uma boa qualidade de som e de imagem também, caso você pretenda transmitir vídeos.
Microfone
Sem dúvidas, o equipamento mais importante para gravar podcast. Existem basicamente três tipos de microfones para gravar podcasts: condensador, dinâmico e de fita.
Os microfones condensadores são os mais sensíveis e captam uma ampla gama de frequências, tornando-os ideais para estúdios profissionais. Já os microfones dinâmicos são menos sensíveis e captam principalmente as frequências médias, sendo uma boa opção para gravações em ambientes com ruído externo, como em um estúdio de podcast em casa. Os microfones de fita são menos comuns, mas têm uma qualidade de som única e são ótimos para gravações de voz.
Os microfones USB são os mais comuns para gravação de podcast, pois são fáceis de conectar e não exigem uma interface de áudio adicional. No entanto, se você estiver procurando por qualidade de som superior, é recomendável investir em um microfone XLR ou TRS, que exigem uma interface de áudio, mas oferecem uma qualidade de som mais nítida.
Fones de ouvido
Os fones de ouvido são importantes para monitorar a qualidade do som durante a gravação. Eles permitem que você ouça a si mesmo e outros participantes do podcast em tempo real.
Na hora de escolher um fone de ouvido para gravar podcast, escolha um modelo com qualidade de som nítida e clara. Também é bacana investir em um fone de ouvido com cancelamento de ruído, pois isso permite que você se concentre melhor na gravação do podcast.
Alguns fones de ouvido vêm com microfone integrado, o que pode ser conveniente para gravações em movimento. Porém, se você planeja gravar em um estúdio para live, é melhor optar por um fone de ouvido sem microfone integrado e usar um microfone externo para conseguir uma qualidade de som melhor.
Interface de áudio
A interface de áudio para podcast é o equipamento que conecta o microfone ao computador e converte o sinal analógico em digital.
Escolha uma interface de áudio com boa qualidade de som. A qualidade da conversão A/D (analógico-digital) e D/A (digital-analógico) é importante para garantir uma gravação nítida e clara. Opte por uma interface de áudio com uma taxa de amostragem e resolução adequadas para as suas necessidades.
O número de canais da interface de áudio para gravar podcast depende do número de microfones e instrumentos que você pretende gravar ao mesmo tempo. Se você pretende gravar um podcast com apenas uma ou duas pessoas, uma interface de áudio com dois canais pode ser suficiente. No entanto, se você pretende gravar um podcast com vários convidados ou instrumentos, é importante escolher uma interface de áudio com mais canais.
Câmera
Embora a maioria dos podcasts seja apenas de áudio, muitas pessoas também gostam de filmar o podcast para publicar em plataformas de compartilhamento de vídeo, como o YouTube.
Se esse é o seu caso, uma câmera com qualidade de imagem adequada para as suas necessidades. O ideal é que ela grave, pelo menos, em 1080p. Se puder investir um pouco mais, uma câmera 4K é a opção mais segura.
Escolha uma câmera com estabilização de imagem ótica ou eletrônica para garantir que a sua gravação de podcast não ficará tremida. E não esquece de verificar se a câmera tem as conexões necessárias para se conectar ao seu computador ou dispositivo de gravação.
Cortina blecaute
Outro item indispensável para quem pretende filmar a imagem durante o podcast é a cortina blecaute. Esse tipo de cortina bloqueia 100% da luz, deixando o ambiente totalmente escuro e livre da interferência do sol. Assim você garante uma ótima qualidade de imagem sem precisar gastar tanto em uma câmera profissional ou em equipamentos de iluminação.
E mesmo para quem pretende gravar apenas o áudio, investir em uma cortina blecaute para estúdio de podcast pode ser mais vantajoso que investir em isolamento acústico. Isso porque o isolamento acústico costuma ter um preço mais elevado, e tem o ponto negativo de deixar o ambiente abafado e quente, fazendo com que você precise instalar um equipamento de ar-condicionado.
As cortinas blecaute, por outro lado, mantém o conforto térmico do espaço e comprovadamente ajudam a diminuir o uso de ar-condicionado. Um estudo realizado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos mostrou que cortinas blecaute podem reduzir o consumo de energia com ar condicionado em até 33%. Bacana, né?
Mesas e cadeiras
Os últimos itens essenciais em um estúdio para gravar podcast são as mesas e cadeiras para que você e os demais participantes se sentem durante a gravação do podcast. Escolha cadeiras confortáveis e uma mesa que tenha espaço suficiente para colocar todos os equipamentos que você vai precisar durante a gravação.
Com isso, você já tem tudo o que precisa para começar a gravar seu podcast e suas transmissões ao vivo. Agora é só usar a criatividade e planejar seus conteúdos para ter um podcast de sucesso!
Se você gostou dessas dicas, passa no nosso Instagram ou Facebook para conferir outras ideias e inspirações que a gente preparou para você! Estamos te esperando.
Ou continue lendo: Cortina rolô blackout é perfeita para muitos projetos