Instalação de cortina entre vãos, no teto ou na parede. Tem sempre a ideal para sua casa.

Compartilhar:

Na hora de escolher as cortinas para casa, a instalação é tão importante quanto a escolha do próprio tecido e design da peça. Isso porque o método de instalação de cortina é o toque final para dar o acabamento na aparência das suas cortinas e na decoração do ambiente como um todo. 

Existem várias opções diferentes para instalação de cortina, como em parede, teto ou entre vãos. Mas qual delas é a ideal para sua casa? A Trilho Suisso é especialista em cortinas e persianas e preparou esse artigo para te ajudar a responder essa pergunta! 

Os diferentes tipos de instalação de cortina

As escolhas de decoração em nossa casa devem refletir nossa personalidade e estilo, além de atender as necessidades específicas de cada cômodo. Cada método para instalar cortinas oferece diferentes benefícios que você deve analisar para encontrar o que mais se encaixa em seu projeto. Veja a seguir. 

Instalação de cortinas na parede

instalação de cortina de parede

Instalar cortina de parede é a abordagem mais comum, e a mais versátil quando se trata de decorar ambientes. Essa opção é ideal para quem busca praticidade em sua decoração! Quando você pendura as cortinas na parede, elas se destacam como parte integrante do ambiente, emoldurando as janelas de forma sofisticada. Essa técnica também oferece mais flexibilidade para ajustar a altura das cortinas conforme você precisar.

Se você tem um espaço com tetos mais baixos, a cortina de parede pode ser a escolha certa, já que pendurar as cortinas no teto pode fazer o ambiente parecer ainda mais curto. Optar por colocar as cortinas na parede, nesse caso, ajuda a preservar a sensação de altura no cômodo.

Outro ponto positivo das cortinas instaladas na parede é que elas são super fáceis de trocar e atualizar, permitindo que você renove a decoração quando quiser, sem grandes esforços.

Instalação de cortinas no teto

cortina wave com trilho suisso

A opção de cortina de teto tem se tornado cada vez mais popular devido à sua aparência moderna e à sensação de amplitude que esse tipo de instalação traz para o ambiente. A cortina de teto faz com que o cômodo pareça mais alto e maior do que realmente é, sendo uma escolha muito útil em apartamentos pequenos, por exemplo. 

E no caso de cômodos que já são grandes ou tem pé direito duplo, a cortina de teto fica parecendo ainda mais longa, o que resulta em um toque imponente e sofisticado para o ambiente. A sensação de verticalidade criada por essa técnica faz com que o espaço pareça mais alto e, consequentemente, mais espaçoso.

Mais uma vantagem da instalação de cortina no teto é que esse método deixa os trilhos da cortina totalmente escondidos, fazendo com que o espaço ganhe um visual muito mais limpo e elegante. 

Leia também:

Instalação de cortinas entre vãos

instalação de cortina

A instalação de cortina entre vãos é uma opção inteligente para quem precisa decorar ambientes compactos. Em alguns cômodos, não sobra espaço nas paredes laterais e nem no teto para pendurar as cortinas. Então, o truque é fazer a instalação direto na moldura da janela, aproveitando o espaço no meio.

Isso é especialmente útil quando o lugar é pequeno ou se a ideia é manter as coisas com uma aparência organizada. As cortinas no meio dos vãos ficam bem discretas, sem chamar muita atenção, o que chama mais atenção para a janela em si. É uma ótima ideia para quem quer que as cortinas façam sua parte sem serem as estrelas da decoração.

Como escolher a instalação de cortina ideal para minha casa?

instalação de cortina

Vamos lá! Agora que você já conhece os três métodos para instalar cortinas, e as vantagens de cada um deles, chegou o momento de avaliar qual é o melhor para sua casa. Primeiramente, é importante ressaltar que você não precisa escolher um único tipo de instalação para a casa inteira, e sim diferentes métodos para cada cômodo de acordo com o tamanho e necessidades específicas de cada um. 

Para determinar a melhor opção para sua casa, é importante considerar fatores como a altura do teto, o estilo de decoração desejado e a quantidade de luz que você deseja controlar em cada cômodo. 

A cortina de parede oferece praticidade e facilidade de manutenção, sendo uma boa opção para ambientes como a cozinha, por exemplo, onde  a cortina fica suja com mais frequência e precisa ser retirada para lavar. Por outro lado, a cortina de teto traz uma sensação de espaço e sofisticação, o que faz com que ela seja uma ótima escolha para complementar a decoração da sala de estar. E a instalação de cortina entre vãos é ideal para quem quer aproveitar ao máximo o espaço disponível em cômodos pequenos, como banheiros e quartos de apartamento, por exemplo. 

E, por fim, independentemente da instalação escolhida, o estilo e o design das cortinas também são muito importantes para o resultado final da sua decoração. Aqui na Trilho Suisso você encontra mais de 140 opções de tecidos em diferentes cores, texturas e funcionalidades para personalizar sua cortina do seu jeito! Conheça nossos catálogos clicando aqui. 

Se você precisar de ajuda para escolher o método de instalação de cortina que mais se encaixa na sua casa, entre em contato com a revenda Trilho Suisso mais próxima de você clicando aqui! Nossa equipe está te esperando para te ajudar a encontrar a instalação perfeita para o seu projeto. 

Acesse nossa loja virtual para conferir as opções de suportes para instalar suas cortinas!

Esperamos que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre como instalar cortinas de diferentes maneiras. Confira nosso Instagram para receber mais dicas como essa e se inspire com nossas lindas fotografias no Pinterest!

Ou continue lendo: Os benefícios surpreendentes da tela solar para a sua casa

Categorias

Inscreva-se em
nossa newsletter

Receba novidades, notícias e
material de apoio exclusivo
gratuitamente