Se você tem uma sala pequena, sabe que decorar o espaço de uma forma bonita e funcional pode ser um verdadeiro desafio! Mas a boa notícia é que com algumas ideias criativas e o uso estratégico de alguns itens de decoração, você pode transformar sua sala pequena em um ambiente super aconchegante.
A Trilho Suisso quer te ajudar nessa tarefa! Por isso, preparamos esse artigo com uma série de dicas para decorar uma sala pequena, permitindo que você aproveite ao máximo cada centímetro disponível. Desde escolher as cores certas até selecionar os melhores móveis, este guia vai te dar as orientações que você precisa para transformar sua sala no cantinho mais confortável da casa.
Faça isso na decoração da sua sala pequena
Existem várias maneiras práticas de fazer um ambiente pequeno parecer mais amplo, e nós selecionamos as melhores. Veja a seguir:
Escolha cores leves e neutras
O primeiro passo para decorar uma sala pequena é escolher as cores para as paredes e para os móveis. Cores claras são a chave para ampliar visualmente os ambientes menores, porque elas têm a capacidade de refletir a luz, tornando o ambiente mais brilhante e arejado.
O branco ou creme são escolhas clássicas que funcionam especialmente bem em salas pequenas porque dão a impressão de recuo nas paredes, criando uma sensação de profundidade.
No geral, tons como branco, bege e cinza oferecem uma base sólida que faz com que o espaço pareça mais aberto e espaçoso. Mas caso você prefira um toque mais colorido na sua sala pequena, pode abusar dos tons pastéis como rosa claro, azul bebê e amarelo pastel.
Embora o esquema de cores principal deva ser neutro, isso não significa que sua sala precisa ser sem graça! Você pode adicionar cores mais vivas para evitar que o ambiente fique muito sério por meio de detalhes como almofadas, quadros e objetos decorativos. Considere cores vibrantes, como amarelo, azul-turquesa ou verde-menta, para criar pontos focais que atraem o olhar e adicionam vitalidade ao espaço.
Aproveite a luz natural com as cortinas certas
De forma geral, a iluminação artificial costuma “diminuir” visualmente os ambientes, por conta dos pontos focais criados pelas lâmpadas, que acabam dando uma sensação de que o espaço é menor do que realmente é. Em ambientes menores, o ideal é usar a iluminação natural o máximo possível. E para isso, escolher uma boa cortina para sala pequena vai fazer toda a diferença!
A cortina rolô é um dos melhores modelos de cortina para sala pequena por ter um visual compacto e minimalista, que não ocupa espaço visualmente. Quando está enrolada, essa cortina fica totalmente escondida, deixando a janela bem exposta. Outra vantagem da cortina rolô é que ela pode ser confeccionada em tecidos com diferentes níveis de abertura, assim, mesmo com a cortina fechada o ambiente continua bem iluminado pelo sol.
A persiana também é uma das melhores escolhas para esse ambiente. Isso porque as lâminas da persiana podem ser ajustadas em diferentes ângulos de inclinação, permitindo uma ótima passagem de iluminação natural. Para salas pequenas, o modelo mais recomendado é a persiana horizontal, que ocupa menos espaço. Além disso, a persiana de alumínio da Trilho Suisso também pode ser decorada com fitas personalizadas, o que deixa o ambiente ainda mais bonito.
Você pode encontrar sua cortina para sala pequena no catálogo da Trilho Suisso clicando aqui.
Adicione espelhos
Os espelhos são verdadeiros aliados na hora de ampliar espaços pequenos. Um dos benefícios mais evidentes dos espelhos é a capacidade de refletir a luz natural, o que não apenas ilumina a sala, mas também faz com que ela pareça muito mais arejada e espaçosa.
Quando você olha para um espelho, sua visão se estende além dos limites físicos da parede onde ele está pendurado. Essa “janela extra” cria uma ilusão de profundidade, fazendo com que sua sala pequena pareça mais ampla. Por isso, o espelho é um dos melhores itens de decoração para espaços compactos.
Prateleiras flutuantes
Em uma sala pequena, o espaço é um recurso valioso, não é? As prateleiras flutuantes são uma solução super inteligente para maximizar a funcionalidade e a estética do ambiente.
Esse tipo de prateleira não ocupa espaço no chão, o que é fundamental em uma sala pequena. Em vez disso, elas se anexam à parede, aproveitando uma área vertical que muitas vezes acaba nem sendo utilizada.
Devido à ausência de suportes visíveis, as prateleiras flutuantes criam uma aparência mais limpa que ajuda a aumentar a sensação de espaço. Elas são ideais para evitar aquela sensação de “entulhamento” que a mobília pesada pode causar.
Mantenha a organização em dia
Em uma sala pequena, a organização é a maior chave para criar um espaço que seja agradável, funcional e relaxante. É o segredo para aproveitar ao máximo cada centímetro disponível e evitar que a desordem prejudique o espaço.
Afinal, uma sala organizada parece mais espaçosa. Com menos itens à vista, a atenção é direcionada para os elementos de decoração e isso cria uma sensação de amplitude visual. Outro ponto positivo é que a organização deixa o fluxo mais funcional na sala, já que você pode se movimentar livremente.
Agora que você conhece todas essas dicas, com certeza ficou fácil criar a decoração perfeita. E se precisar de ajuda para escolher sua cortina para sala pequena, é só encontrar a Trilho Suisso mais próxima de você e pedir ajuda para nossa equipe.
Se você gostou desse conteúdo, acompanhe nosso Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades, e se inspire com nossas fotografias no Pinterest!Ou continue lendo: Como escolher cortina para banheiro