Dúvidas sobre cortinas ou persianas? Escolher entre esses dois itens pode ser uma das dificuldades do cliente na hora da compra.
Afinal, ambos são muito mais que objetos decorativos. E, exatamente por cumprirem diferentes funções no ambiente, devem ser escolhidos de forma criteriosa.
E como é comum que o consumidor chegue à loja sem ter chegado à conclusão de qual produto será o melhor para seu projeto, preparamos este conteúdo especial sobre o assunto.
Assim, você poderá oferecer aos seus clientes as informações necessárias para uma decisão consciente.
Principais diferenças e semelhanças entre cortinas e persianas
Para ajudar na escolha entre cortinas ou persianas, primeiro é conveniente mostrar ao comprador as diferenças entre elas.
E a principal é o tipo de material. As cortinas são de tecidos – variados, como linho, gaze, viscose e poliéster -, enquanto as persianas podem ser encontradas em madeira, alumínio, plástico, entre outros materiais.
Outro diferencial que merece ser mencionado é que, de modo geral, as persianas costumam ser mais informais, dando um aspecto mais moderno ao ambiente. Também são mais neutras e ficam discretas quando abertas.
Por sua vez, as cortinas oferecem um aspecto acolhedor e agregam maior valor estético ao espaço, colaborando para construir um visual mais sofisticado.
Listadas as diferenças, vamos passar às semelhanças entre esses dois produtos.
Começa pelas diversas opções de modelos. Considerando tipo de material, cor, tamanho e modelos, há uma infinidade de opções na escolher entre cortinas ou persianas.
Versáteis, os dois produtos podem ser instalados em diferentes ambientes, sejam eles domiciliar, comercial ou empresarial – ainda que persianas costumem ser preferidas em escritórios.
Cortinas ou persianas? Se o objetivo é ter um item que valorize a decoração, ambas têm o mesmo potencial.
Afinal, estão em constante evolução para oferecer sempre novas possibilidades, com diferentes cores, materiais, texturas, modelos e acessórios.
Com tanta variedade, é essencial lembrar ao cliente que ele deve considerar não apenas o preço, mas a qualidade do produto e dos acessórios.
Assim, garantirá maior durabilidade, sejam cortinas ou persianas.
Cortinas ou persianas? Ambas possuem muitas vantagens!
É quase certo que seu público já comprou cortinas ou persianas em algum momento da vida. Mas, talvez, não tenha feito a escolha com base nas características de cada produto – o que é o ideal.
A seguir, listamos as principais vantagens que poderão ajudar seu cliente a escolher entre cortinas ou persianas de forma consciente.
1) Principais vantagens das cortinas
Oferece maior privacidade e bloqueio de luz
Algumas cortinas podem oferecer maior privacidade, garantindo o bloqueio completo da entrada de luz, como no caso do modelo blackout. Além disso, o controle da luz pode ser feito com grande eficiência, melhorando a iluminação no ambiente.
Cortinas ou persianas? Para maior aconchego, cortinas!
Por ser de tecido, a cortina costuma tornar o ambiente mais aconchegante, podendo ser combinadas com sobreposições ou itens decorativos. Dessa forma, se o seu consumidor está em busca de peças para quartos e salas, as cortinas costumam ser mais indicadas.
Ajuda a diminuir barulhos externos
Quanto mais denso o tecido da cortina, mais eficiente o item será ao diminuir os ruídos externos. Assim, na dúvida entre cortina ou persiana, se o desejo do cliente envolver também algum bloqueio de ruídos, indique a primeira opção.
Amplia o conforto térmico
Além da sensação acústica, a cortina ajuda a oferecer conforto térmico para o ambiente.
Por isso, para regiões mais frias, as cortinas de tecido grosso são as melhores opções. Assim como as de tecidos leves são as mais indicadas para regiões de calor.
2) Conheça as vantagens das persianas
Garante fácil instalação
Uma das vantagens da persiana é sua fácil instalação. O processo pode ser feito com poucas ferramentas, seguindo as instruções do produto.
No entanto, é fundamental que todos os componentes do kit e sistema da persiana estejam completos e sejam originais Trilho Suisso®, muito duráveis e eficientes.
Persianas são fáceis de limpar
Basta um pano umedecido para efetuar a limpeza das persianas, livrando-se do pó e mantendo-as com boa aparência.
As persianas de alumínio, por exemplo, têm pintura com tratamento anti-estático contra pó. Com tecnologias e insumos europeus, as lâminas da Trilho Suisso® têm maior espessura, o que oferece maior durabilidade à peça.
Na dúvida entre cortinas e persianas, lembre-se que as segundas contribuem para o conforto de pessoas com alergias.
Cortinas ou persianas? Persianas ocupam menos espaço
Outra vantagem que a persiana apresenta é o fato de ocupar menores espaços, principalmente as horizontais. Por isso, são indicadas para apartamentos e salas pequenas.
O modelo de persiana rolô é um dos mais usados por se manter enrolado na parte superior quando aberta, ocupando pouco espaço no ambiente.
As persianas romanas também são modelos que economizam espaço, além de proporcionar aconchego. Isso porque, o material utilizado imita fibras naturais, e combinam com quartos e salas.
Permite maior controle da luz
O controle de iluminação também pode ser feito com o uso de persianas de forma prática e eficiente – caso do modelo rolô, com blackout, por exemplo.
Oferecer detalhes desses produtos, ajudará seus clientes definirem a melhor opção entre cortinas ou persianas. Assim, você estará oferecendo um serviço diferenciado que não passará despercebido aos seus consumidores.
Mas, lembre-se: independentemente da escolha, é essencial contar com produtos de qualidade, durabilidade e eficiência – e que combinem com a decoração.