As plantas são uma ótima opção de decoração e são tendência para 2023. Super versáteis, você pode escolher entre vários tipos, com cores e flores diferentes para combinar com a sua decoração.
No entanto, nem todo mundo tem um quintal ou área externa para montar um jardim tradicional. Se você é uma dessas pessoas: não fique triste! Sabia que dá para usar o método do cultivo indoor para ter um jardim dentro de casa? Continua lendo esse texto que a gente te explica tudo!
O que é cultivo indoor e como ele vai te ajudar a ter um jardim dentro de casa
O cultivo indoor é uma maneira de cultivar plantas em ambientes internos, como em uma casa ou apartamento. Geralmente, esse método é usado para cultivar plantas em locais onde o clima externo não é favorável ou para quando não se tem um espaço adequado para cultivo do lado de fora.
Sendo assim, o cultivo indoor é recomendado tanto para fins ornamentais, como montar um jardim em apartamento, ou até mesmo para fins produtivos, como o cultivo de ervas, vegetais e frutas. Para fazer o cultivo indoor, você vai precisar escolher as plantas adequadas para o ambiente interno, preparar o solo, escolher os vasos e cuidar das plantinhas com rega, adubação e poda.
O mais legal é que ter um jardim dentro de casa não é apenas uma decoração bonita, mas também traz vários benefícios, como, por exemplo:
- Purificação do ar: As plantas ajudam a purificar o ar, removendo toxinas e poluentes presentes no ambiente.
- Redução do estresse: Estudos mostram que a presença de plantas pode reduzir estresse e melhorar o humor.
- Melhora da saúde: Ter plantas em casa pode melhorar a qualidade do ar e ajudar a prevenir doenças respiratórias, além de reduzir o risco de problemas de saúde relacionados ao estresse.
- Conexão com a natureza: Ter um jardim dentro de casa ajuda a manter uma conexão com a natureza, mesmo em ambientes urbanos.
- Alimentação: Você pode cultivar ervas e vegetais dentro de casa para uso culinário, garantindo alimentos orgânicos e fresquinhos.
Agora que você já sabe as vantagens de ter um jardim em casa, vamos explicar o passo a passo de como você pode começar a praticar o cultivo indoor. Confira:
Escolha as plantas
O primeiro passo para montar seu jardim dentro de casa é escolher as plantas certas. Comece analisando o espaço que você tem disponível e busque plantas que caibam nele. Algumas plantas, como as palmeiras e samambaias, podem crescer bastante e precisam de um espaço amplo.
Se você estiver montando um jardim em apartamento pequeno, recomendamos plantas que podem ser cultivadas em vasos. Alguns exemplos são:
- Suculentas: são plantas pequenas, resistentes e que não exigem regas frequentes. Você pode montar terrários ou vasinhos decorados com elas e colocar em prateleiras, mesas ou janelas;
- Cactos: se adaptam bem a ambientes secos e com pouca luz. Você pode escolher entre vários tipos e tamanhos de cactos e colocá-los em vasos coloridos ou de cerâmica;
- Antúrio: tolera todos os tipos de luz, mas cresce melhor com luz indireta brilhante. Você pode colocá-la em vasos de chão ou suspensos;
- Bromélia: gosta de luz indireta e umidade moderada. Você pode colocá-la em vasos de chão ou suspensos.
Além disso, é importante escolher plantas que sejam adequadas ao seu nível de habilidade em jardinagem. Algumas plantas são mais resistentes e fáceis de cuidar, enquanto outras exigem bastante atenção e podem ser mais desafiadoras para iniciantes. Violetas, cactos e lírios são uma boa opção para quem não tem muita experiência.
Escolha o local
Suas plantinhas precisam de um ambiente que receba o nível adequado de luz natural e ventilação, e que tenha uma temperatura agradável (nem muito quente, nem muito frio). Em apartamentos, geralmente o melhor local para fazer seu cultivo indoor é a varanda, mas você pode montar seu jardim interno em qualquer cômodo, contanto que ele atenda às condições necessárias.
Para controlar a luz e a temperatura do seu jardim de uma forma prática e fácil, recomendamos as cortinas com tela solar ou cortinas blecaute. Essas cortinas são capazes de bloquear completamente os raios UV, possibilitando que você controle de forma precisa a quantidade de luz que suas plantas vão receber. Além disso, esse tipo de cortina também regula a temperatura do ambiente, mantendo o espaço aquecido nos dias frios e fresco nos dias quentes, o que é perfeito para cultivar plantas que são sensíveis a variações de temperatura.
E se você estiver montando seu jardim na sacada do apartamento, vale a pena investir em um fechamento de varanda (colocar link para a landing page) com cortinas. Dessa forma, você consegue aproveitar seu jardim de apartamento sem se preocupar com o clima.
Prepare os vasos
Para escolher os vasos ideais para o seu jardim indoor, leve em consideração o tamanho das plantas e o espaço disponível. Vasos muito pequenos podem sufocar as raízes das plantas, enquanto vasos muito grandes podem dificultar a drenagem da água e favorecer o acúmulo de umidade. Ah, e não esquece de escolher vasos com furos, ok? É por meio deles que será feita a drenagem da água, evitando que as raízes apodreçam ou que apareçam fungos na terra.
Escolhidos os vasos, o próximo passo é preparar a terra. A terra para cultivo de plantas dentro de casa deve ser rica em nutrientes, garantindo um bom desenvolvimento das raízes. Existem diversos tipos de solos próprios para plantas de interior disponíveis no mercado, que podem ser encontrados em lojas de jardinagem.
Por fim, se você quiser, pode adicionar fertilizantes na terra. É recomendado buscar informações sobre a frequência e a quantidade adequada de fertilizantes para cada tipo de planta para não exagerar e acabar causando o efeito contrário.
Cuide do seu jardim
Agora que seu jardim dentro de casa está pronto, é hora de cuidar dele para manter suas plantinhas sempre bonitas e saudáveis. Regar as plantas regularmente é fundamental, mas é importante evitar o excesso de água, que pode prejudicar o desenvolvimento das raízes e levar ao apodrecimento da planta. Para regar, verifique a necessidade de cada planta, levando em conta o tipo de solo e as condições climáticas do ambiente. Algumas plantas precisam de mais água do que outras.
A poda regular também é importante para manter as plantas saudáveis. A poda ajuda a remover folhas mortas ou doentes, além de estimular o crescimento de novos galhos e flores. É importante usar ferramentas de poda limpas para evitar a transmissão de doenças.
Por fim, fique atento a presença de pragas e doenças, como cochonilhas, pulgões, ácaros e fungos, e trate-as assim que perceber qualquer problema. Existem diversos produtos naturais e químicos que você pode usar para controlar as pragas e doenças, mas é importante ler as instruções de uso e seguir as recomendações do fabricante.
Ufa! Com essas dicas, você já está pronto para começar a praticar o cultivo indoor, seja em casa ou em apartamento. Se ficou alguma dúvida, manda uma mensagem para gente no Instagram e teremos o maior prazer em te ajudar!
Leia mais: Como montar um home office gastando pouco